Receita de oden

Oden caseiro

O oden, um prato icônico do outono e inverno japonês, é uma experiência gastronômica que captura a essência acolhedora dessas estações. Essa sopa clássica é composta por uma diversidade de ingredientes cozidos em um suave dashi (caldo) com shoyu. É uma das melhores comidas para compartilhar com amigos e familiares, ou para dias que você quer uma comida levinha. Este prato esta tão enraizado na cultura japonesa que você pode ver em séries e filmes, além de ter seu próprio emoji 🍢

Variedades regionais

Cada região do Japão desenvolveu sua própria interpretação do Oden, resultando em uma diversidade de sabores e opções, evidenciando a riqueza cultural e culinária do país.

Em Nagoya, por exemplo, acrescentam missô ao caldo, enquanto em Okinawa, pés de porco são a preferência. No norte do país, mariscos são o pedido mais popular, já em Osaka o que não pode faltar é polvo e pedaços de músculo de boi.

O tipo de caldo também varia regionalmente. Em Tóquio e áreas próximas, têm um caldo mais encorpado, enquanto no oeste do Japão, a tendência é para um dashi mais suave.

As distinções não se limitam apenas ao caldo, já que os condimentos servidos com oden também mudam. O mais comum é servir com mostarda japonesa, mas em alguns lugares o oden vem acompanhado por um molho de missô ou uma mistura de gengibre ralado e shoyu.

Como eu falei nesse post aqui, comi um dos melhores oden em Fukuoka, o dashi em que tudo foi cozido era maravilhoso e os ingredientes não estavam moles demais. Ele foi servido quase sem nada do caldo, o que me deixou um pouco triste, porque eu podia ter tomado um balde dele. Mas tudo bem, porque vieram os meus ingredientes preferidos! Ah repararam que lá é servido só com a mostarda?

Oden em um yatai em Fukuoka

Eu sei que esse site está em japonês, mas você pode olhar as imagens e observar o quão diferente são as combinações de cada região! Da uma olhada aqui no link.

Ingredientes essenciais
Oden sendo preparado

Para mim 5 ingredientes são obrigatórios na hora de preparar o Oden, os outros são da preferência de cada um. A seguir vou deixar uma lista dos que eu mais amo colocar no meu oden aqui em casa.

Dashi: é a essência do prato, é o caldo onde tudo será cozido, por isso recomendo fazer do zero em casa, mas se estiver sem tempo pode usar hondashi (caldo de peixe solúvel).

Nabo: é o ingrediente que mais pega sabor do caldo e um dos meus preferidos.

Konyaku: uma massinha feita a partir do tubérculo konjac.

Ovos cozidos: só lembrar de não cozinhar demais ou ele vai ficar muito seco.

Nerimono; é um termo genérico para bolinhos de peixe feitos de surimi (carne moída de peixe). Talvez você esteja mais acostumado com os nomes individuais de cada um, como kamaboko, chikuwa, hanpen e satsuma-age.

Embora não sejam obrigatórios, ingredientes como quiabo, tomate, mochikinchaku (tofu frito recheado de mochi) e shirataki (macarrão de konjac) podem adicionar um tcham extra ao seu prato. Aqui em casa eu saio na luta por um mochi kinchaku, já meus pais preferem um tomate. Recomendo ir testando, quem sabe você descobre uma nova combinação incrível?

Como armazenar?

Você pode armazenar o que sobrar em um pote hermético e manter por 3 dias na geladeira ou por até um mês no freezer (não recomendo congelar os ovos e konnyaku porque a textura fica estranha). Particularmente o meu oden preferido é o do dia seguinte, porque todos os ingredientes tem tempo de pegar bem o sabor do caldo.

O oden não é apenas uma refeição, mas uma experiência social. Recomendo fazer com um grupo de pessoas, conversando enquanto preparam o prato. Quando estiver pronto, transfira a panela para a mesa e bom apetite!

Receita de oden

Oden é um prato típico do Japão, essa sopa reconfortante reflete a riqueza da culinária japonesa, sendo apreciada especialmente durante os meses mais frios.

Tempo de preparo 30 mins Tempo de cozimento 1 hr Tempo total 1 hr 30 mins Rendimento: 4

Ingredientes

Dashi

Oden

Opcionais (mas recomendamos)

Modo de preparo

Dashi

  1. Adicione o kombu e a água à panela. Ligue o fogo em temperatura média-baixa e deixe cozinhar por 10 minutos.

    Pouco antes de o dashi começar a ferver retire o kombu da panela para evitar que fique viscoso e amargo.

  2. (Opcional)

    Adicione Katsuobushi e ferva por apenas 30 segundos. Em seguida, desligue o fogo e deixe repousar por cerca de 10 minutos.

  3. Adicione o shoyu, mirin e sake. Reserve.

Para preparar o Nabo

  1. Utilizando um descascador de legumes, retire a casca do nabo. Em seguida, corte-o em fatias redondas com cerca de 2 cm de espessura.

  2. Com o auxílio de uma faca, retire as bordas “retas” do nabo, deixando-o arredondado. Os cantos e bordas arredondados ajudarão a evitar que o nabo se quebre na hora do cozimento.

  3. Em seguida, faça um X em um dos lados do nabo, para que absorva melhor o caldo.

  4. Coloque-o em uma panela com água fria. Cozinhe em fogo médio sem tampa por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, escorra, enxágue e reserve. 

    Começar com água fria tira aquele cheiro forte do nabo, mantem sua cor branquinha e ajuda a cozinhar de forma mais uniforme.

Para preparar o Konnyaku

  1. Leve uma panela pequena com água para ferver. Enquanto a água está aquecendo, faça a preparação do konnyaku.

  2. Corte o konnyaku em triângulos. Faça cortes diagonais em uma direção com aproximadamente 3 mm de profundidade e 3 mm de distância entre eles. Em seguida, repita os cortes diagonais na outra direção. Este padrão cruzado ajudará o konnyaku a absorver mais sabores.

     

  3. Coloque o konnyaku na água fervente. Cozinhe por 3 minutos e, em seguida, escorra. Essa etapa ajuda a remover o cheiro do konnyaku.

Para preparar o Nerimono

  1. Coloque água em uma panela e deixe ferver. Adicione os nerimono de sua escolha e deixe ferver por 1 minuto.

    A etapa de fervura rápida é recomendada para remover o excesso de óleo.

  2. Retire os bolinhos e bolinhos de peixe da água fervente e transfira-os para um prato. Permita que esfriem antes de prosseguir.

  3. Se você for fazer mochi kinchaku, mantenha a água fervente na panela.

Para preparar o Mochi Kinchaku

  1. Escalde 4 pedaços de aburaage (tofu frito) na água fervente reservada por 1 minute.Corte a ponta do aburaage, para criar umas bolsas quadradas.

  2. Corte os pedaços de mochi (normalmente uso o kirimochi) ao meio ou em um tamanho suficiente para caber no bolso de aburaage.

  3. Abra um aburaage e coloque um pedaço de kirimochi dentro. Utilize um palito de dente para fechar a bolsa de aburaage, garantindo que o mochi permaneça dentro durante o cozimento. Repita esse processo para criar os outros pacotinhos.

Para preparar o tomate

  1. Coloque água em uma panela e leve a fervura. 

    Enquanto isso faça um X na ponta do tomate.

  2. Mergulhe o tomate na água fervente por 30 segundos, até a casca começar a soltar.

  3. Após retirar os tomates da água fervente, coloque em água fria e descasque a pele dos tomates.

Oden

  1. Coloque todos os ingredientes no donabe (panela de cerâmica) e deixe cozinhar por 20 minutos. Sirva o oden ainda quente. Bom apetite!

Você já testou essa receita?

Compartilhe essa receita no Pinterest para que mais pessoas possam experimentar!

pinit

Pipoca na Cozinha

Compartilhe suas fotos comigo! 

Marque o @pipocanacozinha no Instagram use a tag #pipocanacozinha

Uma resposta para “Receita de oden”

  1. Avatar de Giulianne 清水
    Giulianne 清水

    Lindas fotos e matéria! Amei os detalhes, ficou muito bem explicado, obrigada pela receita!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 17 =