Nhoque de abóbora na manteiga

Fácil e delicioso, perfeito para o Halloween.
Nhoque de abóbora no formato de abóbora com salada de figo e tomate

Aqui no Japão já é outono e a minha receita preferida dessa estação é definitivamente nhoque de abóbora. O mais legal é que além de ter um gostinho maravilhoso de abóbora ele também tem o formato, e é uma receita super legal de fazer no Halloween!

História do nhoque

Você sabia que ele foi criado no Oriente Médio e só foi levado para a Itália na idade média? A princípio o nhoque ficou mais popular no norte da Itália, mas depois o consumo se popularizou pelo país inteiro. 

A maioria das famílias Italianas não tinha dinheiro para comprar farinha e, por isso, faziam uma massa à base de sêmolas, água e ovos e era servida em um caldo. Essa receita ficou conhecida como zanzarelli.

Outras famílias preferiam usar pão ralado com um pouco de farinha e água, par então fazer umas bolinhas de massa. Essas pelotas eram chamadas em italiano de “gnocchi” (o nosso famoso nhoque).

Como podemos perceber o nhoque tinha diversos tipos de “base”, mas e o nhoque de batata? Bom, a batata só foi introduzida na Europa no século 16 (!!), então demorou um pouquinho para o nhoque como conhecemos ser difundido. 

Uma Itália, diferentes nhoques

Justamente por ser possível fazer nhoque com diversos produtos, que hoje em dia as regiões da Itália são conhecidas por ter o seu próprio tipo de nhoque. A divisão é mais ou menos assim:

  • Sul – massa feita com semolina e leite.
  • Norte e lácio – o clássico nhoque de batata.
  • Extremo norte – massa feita com pão.
  • lombardia e Friul-Veneza Júlia – o nhoque de abóbora.

Apesar dos diferentes nhoques uma coisa é certa: dia 29 é o dia do nhoque.

Lenda do dia 29

Acredita-se que em um dia 29, o São Pantaleão disfarçado de andarilho bateu na casa de um casal de idosos, pedindo por comida. Mesmo sendo muito pobres o casal o recebeu de braços aberto e serviram o que tinham: uma massa cozida cortada em pequenos pedaços. Como não havia muito, cada um comeu apenas sete pedaços. Após o jantar o santo agradeceu e se retirou. Quando a família foi recolher os pratos havia moedas de ouro embaixo de cada um.

Ai com essa história surgiu a crença de que todo dia 29 deve-se colocar dinheiro embaixo do prato e comer sete nhoques para ter uma vida afortunada. Pode parecer ridículo, porém a minha família tenta fazer isso sempre! A gente até tem um dinheiro dobradinho que usamos só para isso! Olha que fofo:

Dólar da sorte do dia do nhoque

Agora, mesmo eu morando longe, ainda tento fazer, e todo mês de outubro eu faço questão de fazer nhoque de abóbora para o dia 29. Mas devo admitir… o nhoque é tão gostoso que não consigo comer só sete -ops!

Mas… Como armazená-los?

Infelizmente não da para armazenar o nhoque de abóbora na geladeira sem cozinhar, mas você tem duas opções!

A primeira opção é cozinhar só até que o nhoque flutue, fazer um banho de gelo, escorrer bem e guardar na geladeira por um ou dois dias. Na hora de comer, basta esquentar direto no molho da sua preferência.

A segunda opção é congelar. Para isso coloque os nhoques em uma forma com espaço entre cada um e leve ao congelador. Depois que eles estiverem congelados, transfira para um ziplock ou para um pote com tampa. Na hora de preparar coloque-os ainda congelados em uma água fervente e siga o processo de cocção normal.

Espero que você goste da receita! Se você tentar nesse dia 29 ou Halloween lembra de tirar uma fotinho e marcar a gente no instagram!! Ah, e não esqueçam de colocar o dinheirinho embaixo do prato! Vamos ser afortunados juntos.

Nhoque da sorte do dia 29

Nhoque de abóbora na manteiga

Perfeito para quem quer impressionar os convidados, mas quer uma receita simples. Fica ótima com diversos acompanhamentos, como saladas, sopas, carnes, etc. 

Tempo de preparo 40 mins Tempo de cozimento 20 mins Tempo total 1 hr Rendimento: 2

Ingredientes

Nhoque de abóbora

Molho de manteiga com espinafre

Modo de preparo

Nhoque de abóbora

  1. Em uma panela, cozinhe a batata até ficar macia (está pronta quando é possível furar a batata com um garfo). Recomendo cozinhar as batatas com a casca. Isso ajuda a reduzir a quantidade de água que absorvem deixando mais fácil modelar a massa.

  2. Retire a casca e usando um garfo (ou um espremedor de batatas) amasse as batatas até que fiquem quase como um purê.

  3. Adicione a abóbora e o sal e misture bem.

  4. Coloque a farinha e usando as mãos incorpore tudo até que vire uma massa homogênea. Mas cuidado para não misturar demais, isso pode deixar o seu nhoque duro depois de cozido!

  5. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha, coloque sua massa e porcione em bolinhas de 20 gramas. Se a massa estiver grudando, polvilhe um pouco mais de farinha antes de enrolar (pegue uma das porções de massa e com as duas mãos faça movimentos circulares).FullSizeRender

  6. Para moldar os nhoques em forma de abóbora, use um palito de dente ou a parte sem corte de uma faca para fazer as marquinhas. Pegue uma das bolinhas do nhoque, pressione levemente para dar aquela cara de abóbora “achatadinha”. Pegue o palito de dente, coloque na parte superior e pressione para baixo, levando primeiro para uma lateral e depois para outra. Repita isso mais duas vezes.

    Ranhuras da abóbora

  7. Ferva uma água com sal. Coloque o nhoque de abóbora, quando flutuar deixe cozinhar por 2 minutos e retire da panela. Reserve um pouco da água do cozimento.

  8. Coloque as sementes de abóbora no topo do nhoque, como se fosse o cabo da abóbora.

Molho de manteiga com espinafre

  1. Em uma frigideira grande em fogo médio, derreta a manteiga até que comece a dourar e cheire a tostado. Abaixe o fogo e coloque o nhoque.

  2. Deixe o nhoque cozinhar até que a base dele esteja dourada.

  3. Acrescente o alho, o espinafre e o sal.

  4. Quando o espinafre murchar coloque duas colheres da água do macarrão, o azeite e deixe reduzir.

  1. Sirva com saladas, sopas ou carnes. Bom apetite!

Você já testou essa receita?

Compartilhe essa receita no Pinterest para que mais pessoas possam experimentar!

pinit

Pipoca na Cozinha

Compartilhe suas fotos comigo! 

Marque o @pipocanacozinha no Instagram use a tag #pipocanacozinha

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dezesseis =