Todo mundo sabe que na vida podemos dividir a maioria das pessoas em grupos: os que preferem Coca-Cola e os que preferem Pepsi, os que tomam café e os que tomam chá, etc. No caso dos brownies nós temos o time cakey ou fudgy, mas o que importa mesmo é que seja um brownie chocolatudo.
Assim como o nome já diz um é mais puxento e fofinho, como um bolo e o outro é mais cremoso e molhadinho. Um brownie leva basicamente cinco ingredientes: chocolate, manteiga, ovo, farinha e açúcar. A diferença entre as texturas do doce vem justamente na mudança de proporção desses ingredientes.
Para um brownie mais fudgy a porcentagem de gordura aumenta, ou seja, tem mais chocolate e manteiga do que farinha. Para a versão mais parecida com um bolo a quantidade de manteiga diminui e muitas vezes o chocolate derretido é substituído por cacau em pó, mas tem que tomar cuidado para não deixar a massa muito pesada.
Uma coisa que eu adoro nos brownies é que independente do seu tipo preferido sempre dá para variar os sabores! Você pode adicionar o que quiser neles, como nozes, chocolate picado, cerejas, etc. Assim aumenta a complexidade no gosto e textura. Outra forma fácil de variar o brownie é mudar a assadeira. Sim isso mesmo que você leu, isso acontece porque dependendo do material da forma a textura do doce irá mudar. Se for de metal ele fica pronto mais rápido, mas deixa o brownie com as bordas mais crocantes. Se você prefere que eles saiam todos iguaizinhos, recomendo usar uma assadeira de vidro.
Particularmente eu prefiro o brownie fudgy, bem chocolatudo e molhadinho. Depois de vários testes a conclusão que eu cheguei foi: não existe brownie ruim. Mas como toda boa comilona, tenho minha receita preferida, decadente e com aquela cobertura brilhante e craquelada que todo mundo ama. Essa é uma receita tão fácil e tão gostosa que eu garanto que você vai querer fazer toda semana.
Os brownies se conservam muito bem em temperatura ambiente em um recipiente hermético por 3 dias. Se você colocar na geladeira eles duram uma semana. Mas sabia que você pode congelá-los? Quando eles estiverem frios, embrulhe em filme plástico individualmente e coloque em um saquinho ou potinho no congelador por até um mês. Para descongelar é só colocar na geladeira por algumas horas antes de comer!
Sabe como todo mundo sempre fala “ah, mas ninguém fala o segredo do chef”? Eu vou contar o segredo do meu brownie. Como eu falei anteriormente, o brownie é composto basicamente de cinco ingredientes e é a forma que eu uso alguns desses ingredientes que fazem toda a diferença no final. Vamos dar uma olhada:
Manteiga – Para cozinhar eu sempre recomendo a manteiga sem sal. Assim você pode controlar esse sabor de forma mais precisa.
Açúcar – Você pode usar só o açúcar refinado, mas ao usar um pouco do mascavo o brownie ganha um leve sabor caramelado.
Chocolate e cacau em pó – Eu quase nunca uso chocolate ao leite para as minhas receitas. Além dele queimar mais rápido o seu sabor é muito doce. O chocolate meio amargo evita que o doce seja enjoativo e colocar um pouco de cacau em pó intensifica seu sabor, garantindo um brownie chocolatudo.
Bom… falei, falei e falei mais um pouco, mas nada da receita mesmo né? Aqui está, a receita de brownie mais molhadinho do mundo, que vai te fazer questionar todos os outros da sua vida.
Para os amantes de chocolate! Ótima receita para quem está começando a cozinhar e quer fazer algo fácil, mas gostoso. Com apenas alguns ingredientes você vai ter um doce delicioso para comer tomando um cafezinho e dividir com os amigos!
Pré-aqueça o forno a 180 ℃ e coloque papel manteiga em uma forma de 20x20cm (se quiser mais fino pode usar uma forma maior). É importante colocar papel manteiga, ou então a massa vai grudar na forma. Um truque legal para deixar os lados certinhos é fazer um cortezinho diagonal no papel, nos cantos da forma.
Agora é hora de derreter o chocolate. Você tem duas opções de como fazer isso: no microondas ou no banho-maria. De qualquer forma o primeiro passo é picar o chocolate.
Micro-ondas: em uma tigela própria para micro-ondas coloque o chocolate picado e derreta em intervalos em 30 segundos, mexendo entre cada um deles, até derreter. Se a maior parte estiver derretida, mas ainda ficarem uns pedacinhos, não precisa colocar novamente no micro-ondas, é só esperar que o resto vai derreter com o calor residual.
Banho-maria: coloque um pouco de água em uma panela e leve-a ao fogo até ferver. Coloque o chocolate em uma tigela resistente ao calor. Coloque a tigela sobre a água fervente, certificando-se de que o fundo dela não esteja tocando a água. Importante mexer de vez em quando para que não queime o chocolate da lateral. Quando o chocolate derreter completamente retire do fogo.
Adicione a manteiga à tigela e misture bem até que fique tudo homogêneo. Reserve, deixando esfriar.
Em uma outra tigela coloque os dois açúcares e misture.
Adicione um ovo de cada vez, batendo vigorosamente até que a mistura fique com um aspecto cremoso.
Adicione o sal, a baunilha e a mistura de chocolate com manteiga. Misture bem, a massa vai ficar mais espessa.
Peneire a farinha e o cacau e incorpore-os com uma espátula só até que tudo fique homogêneo, sem misturar demais.
Espalhe a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 30-35 minutos. A massa não deve secar por completo, deve ser possível ver uma “casquinha” na superfície e as bordas devem estar mais firmes que o centro.
Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, mas o ideal é que esfriem completamente.
Corte em 16 quadrados e saboreie os seu brownies fudgy!
Equipamentos: Tigela. Forma quadrada de 20x20cm. Papel Manteiga. Fogão. Forno.